Luzes Xénon e Kits HID
O xénon é sem dúvida significado de melhor poder de iluminação e maior segurança na estrada e cada vez mais os veículos novos são equipados com esta tecnologia.
Mas qual é a diferença entre as lâmpadas de xénon e as lâmpadas de halogéneo?
A tradicional lâmpada de halogéneo possui um filamento incandescente onde ocorrem reações químicas. As lâmpadas de xénon são conhecidas por lâmpadas HID e não possuem nenhum filamento elétrico. Funcionam por uma descarga elétrica entre dois elétrodos numa cápsula de quartzo com o gás xénon - High Intensity Discharge.
Este tipo de lâmpadas não possuem filamentos, por isso têm uma durabilidade maior que as convencionais reduzindo a possibilidade de se estragarem com as vibrações/buracos da estrada.
Lâmpadas HID - A Luz Natural do Sol
Falando em temperatura de cor que é a “métrica” que mede a tonalidade em graus Kelvin, estas lâmpadas produzem luz aproximadamente de 4300ºK e apesar de produzirem mais luz consomem menos energia. Consomem apenas 35w enquanto uma lâmpada de halogéneo consome 55w.
Importante Saber
A temperatura de cor que nos indica os graus Kelvin em nada tem a ver com a intensidade de luz. A intensidade de luz é medida em Lúmen e está direta e inversamente relacionada com os graus Kelvim.
Ou seja, quanto mais aumentamos na escala de graus Kelvin, automaticamente descemos na escala Lumen. Este efeito físico é especialmente percetível partir dos 5500ºK até aos 12000ºK onde deixamos de ter iluminação e passamos a ter a chamada luz ultravioleta.
No dia a dia, podemos comprovar esse efeito por exemplo numa situação de chuva ou nevoeiro em que a luz não ilumina a estrada e dispersa-se.
De forma comparativa:
5250ºK - Valor da luz solar;
3200ºK - Lâmpada de Halogéneo Convencional;
4300ºK - Lâmpada HID/Xénon.
Sobre os Kits HID Aftermarket
Instalar um Kit Xénon não é ilegal, mas deverá respeitar alguns princípios.
A aplicação do Xénon foi desenvolvida pelos engenheiros das marcas de automóveis e projetaram a sua utilização com base em vários fatores.
Assim, qualquer veículo equipado com xénon necessita por lei de ter lava-faróis e niveladores automáticos. Ainda as óticas necessitam de ter um projetor (chamado de olho de boi) para as lâmpadas D2S.
Já para as óticas sem refletor é adotada a lâmpada D2R que já possui um refletor para o mesmo efeito.
A Importância da Nivelação do Veículo vs Luzes Xénon
O nivelador automático é composto por sensores da suspensão do veículo e informações lidas pela centralina, tais como a velocidade, o movimento do acelerador, a inclinação da estrada, e peso transportado.
Quando se acrescenta peso ao veículo, se acelera ou se trava, a carroçaria sofre a sua deslocação natural devido ao movimento cinético e por isso de igual forma, as óticas necessitam de ajustar a posição das luzes automaticamente.
Comparando Este Sistema Com o Sistema Simples do Halogéneo
A grande importância a salientar da comparação desta necessidade com a falta dela nos sistemas de halogéneo, deve-se ao fato do menor risco de encandeamento porque a intensidade da luz é bastante inferior no halogéneo que no xénon.
É possível instalar Kits de Xénon nos veículos, mas não é possível instalar um sistema de controlo de nivel automático. O sistema manual que normalmente equipam os veículos, não é eficaz e raramente é usado pelo condutor quando transportam mais que uma pessoa ou com carga.